Uma revisão sistemática da Cochrane de autores australianos concluiu que a evidência actual apoia a utilização da acupunctura para reduzir a dor menstrual. Dez estudos, com dados de 944 participantes, foram incluidos nesta revisão. Os resultados mostraram haver melhoria da dor menstrual com a acupunctura comparando com placebo ou fitoterapia chinesa. Em dois estudos a acupunctura levou a redução de sintomas menstruais (como por exemplo naúseas e lombalgia) comparada com medicação; em um estudo a acupunctura reduziu os sintomas menstruais em comparação com fitoterapia chinesa; e em um estudo a acupunctura levou a melhoria da qualidade de vida em comparação com o tratamento médico. Houve melhoria no alívio da dor e nos outros sintomas menstruais em doentes tratados com acupressão comparativamente ao placebo em um estudo. O risco de viés foi considerado baixo em 50% dos estudos e os autores sugerem haver necessidade de mais estudos bem desenhados.
(Acupunctura para a dismenorreia primária, Cochrane database systematic review 2011, Jan 19;1:. CD007854).
Teresa, dizia no estudo se os efeitos eram sustidos ao longo do tempo ou se era necessário realizar tratamentos em todos os ciclos menstruais?
ResponderEliminarOlá Paulo!
ResponderEliminarAcho que o objectivo desta revisão é só dizer que parece eficaz, mas que os estudos até ao momento têm alguns viezes e têm amostras pequenas.
No entanto a revisão refere pelo menos um estudo em que foi feito tratamento por 3 ciclos e que obteve redução da dor nos 9 meses seguintes, comparativamente aos scores de dor nos 6 meses antes do tratamento.
Aqui tens o link da revisão
http://www.update-software.com/BCP/WileyPDF/EN/CD007854.pdf