Acupuncture for fibromyalgia
A systematic review of TCM therapies for treatment of fibromyalgia has concluded that they appear to be effective. The authors looked at twenty-five RCTs (1516 participants) of which ten were eligible for meta-analysis. Acupuncture reduced pain scores and number of tender points compared with conventional medication, however it showed no significant effect on pain reduction compared with sham acupuncture. A combination of acupuncture and cupping therapy was better than conventional medication for reducing pain and for improving depression scores. Other individual trials demonstrated positive effects of Chinese herbal medicine on pain reduction compared with conventional medication. (Traditional Chinese Medicine for treatment of fibromyalgia: a systematic review of randomized controlled trials. J Altern Complement Med. 2010 Apr;16(4):397-409).
Uma revisão sistemática de terapias da MTC para o tratamento da fibromialgia concluiu que estas parecem ser eficazes. Os autores analisaram 25 RCTs (1516 participantes), dos quais dez eram elegíveis para a meta-análise. A acupunctura reduziu os scores de dor e o número de pontos dolorosos em relação à medicação convencional, porém não apresentou efeito significativo na redução da dor, em comparação com acupunctura sham. Uma combinação de acupunctura e terapia com ventosas foi melhor do que a medicação convencional para reduzir a dor e melhorar os scores de depressão. Outros estudos individuais demonstraram efeitos positivos da fitoterapia chinesa na redução da dor, em comparação com a medicação convencional.
Comentário:
A sham acupuncture é uma suposta acupunctura placebo utilizada em estudos controlados para comparação com a Acupunctura. É efectuada, no grupo controlo, em outras localizações que não os tradicionais pontos de Acupunctura. Ainda assim é uma intervenção e geralmente há punctura (picada) pelo que continua a ser estranho continuar a ser considerada de placebo, pois também a sham acupuncture exerce um efeito na maioria dos estudos.
Sem comentários:
Enviar um comentário